quinta-feira, 25 de junho de 2015

COACNHING MINDSET - EVOLUÇÃO HUMANA

SER E ESTAR A DIFERENÇA PRIMÁRIA

“Não são os caminhos que tomamos, é o que há dentro de nós que nos faz o que somos.” O. HERRY

Quem é você?


Calma! Não seja apresado em responder ou você corre o risco de cometer um equívoco ou mesmo uma injustiça. Mesmo que esta pergunta pareça ser simples e até mesmo lógica ela na verdade é a mais difícil e importante pergunta de tudo que você pensa, deseja, faz e tem como resultado. Portanto seja honesto com você e olhe para o seu íntimo, para aquela parte onde só você acessa, não se preocupe acaso não tiver a resposta definitiva, isso apenas significa que você é normal. Em geral todos nós desenvolvemos e utilizamos de uma imagem idealizada para manter as relações e sobreviver neste mundo social.

A sociedade nos impõe uma série de regras e cria uma infinidade de expectativas, devemos ser bons, honestos, caridosos, líderes, amáveis, empreendedores, criativos e por ai vai! Sem falar em tantas coisas que também não devemos ser, ou seja, vivemos uma luta eterna entre virtudes e vícios ou defeitos, como ideal temos que atingir a perfeição que seria ainda uma aproximação da imagem de Deus, criador de todo o universo e de tudo que é bom.

Em geral o homem assume uma atitude baseada na sua visão interior sedimentada nas suas crenças. Não se preocupe que não vou me ater aos conceitos de crenças limitantes e crenças fortalecedoras ou qualquer coisa do gênero, até porque você já deve estar assim como eu cansado de tantos bombardeios sobre este assunto. O fato é que todos nós assumimos um determinado comportamento tendo como referência a nossa visão interior, as experiências mais empolgantes e vitoriosas assim como das negativas ou fracassos, erros cometidos principalmente em momentos importantes e pelo julgamento de pessoas relevantes de nossas vidas, neste caso em especial nossos pais.

Vamos fazer uma viagem para dentro de nós! Tente se lembrar de como você se sentiu em uma situação na qual você acredita ter falhado, uma situação na qual colocou força, sentimento, vontade, mas não teve o êxito que queria, ou seja, FRACASSOU!!
...Neste momento provavelmente você deve estar com o mesmo sentimento de dor e sofrimento, até porque são sentimentos fáceis de buscar. Agora quero propor que avalie de forma imparcial este acontecimento e não faça nenhum julgamento, perceba que naquele momento tudo aconteceu como de fato deveria ter acontecido! Você agiu da forma como estava preparado, utilizou das ferramentas e visão que tinha!

Em suma você teve o resultado exato, nem mais nem menos. Pode estar pensando... ”Há mais se fosse agora eu teria feito diferente! Se fosse hoje eu nem teria feito o que fiz!” Claro! Você evoluiu, aprendeu e se desenvolveu. Aceite e não sofra ou se condene como um carrasco ou juiz impiedoso, você é um ser humano.

Vamos mudar de pensamento e agora quero que se lembre do momento em que você foi seu melhor! Aquele em que você teve certeza de ter feito algo extraordinário, além do que acreditava ser capaz!! Seu pensamento deve ser... ”Eu sou incrível! Ninguém faria melhor, eu posso tudo!!” Com certeza! Você não tem limites para o seus objetivos, ninguém pode dizer qual é a sua capacidade e limite além de você mesmo.

Me diga qual é a diferença entre as duas situações? Simples nenhuma. Como? Isso mesmo não há diferença, ambas forma fatos ocorridos em que você utilizou da sua plena capacidade de escolha e conhecimento, agindo conforme sua visão de mundo e objetivos. OK! Não concorda? Ótimo, porque assim esta fora da zona de conforto e pode pensar com clareza, existe uma lógica em todas as coisas e a ligação entre o sucesso e o fracasso é simplesmente a sua postura e o quanto de fato acredita ser merecedor.

É agora que vem a diferença entre SER e ESTAR. Quando você assume (ser) tudo responde a esta afirmação, por exemplo você pode:
  Ø  SER UM FRACASSO OU FRACASSADO;
  Ø  SER IMCOMPETENTE;
  Ø  SER BURRO;
  Ø  SER....
Por outro lado você pode dizer que (ESTÁ) significa estado transitório contextualizado sobre uma determinada situação ou condição. Heim? Simples, é algo de momento resultado de uma ação ou omissão. Por exemplo:
  Ø  EU FRACASSEI...;
  Ø  FIU IMCOMPETENTE...;
  Ø  FIZ BESTEIRA...;
  Ø  ESTOU EM DIFICULDADES...;

A decisão em ambos os casos cabe apenas a você e a ninguém mais, então a responsabilidade idem, tudo que irá receber é a resposta exata do que foi declarado. Quando declara SER é uma condição acabada, o fim por si só, por outro lado ESTAR significa transitoriedade, processo de mudança ou reformulação. Não entendeu? Vou explicar de forma direta, SER afirmação de finalidade, não há o que discutir. Já ESTAR quer dizer fato temporário, uma condição de contexto. Por exemplo:
Sou Fracassado – tudo que fizer ou pensar vai dar errado por falta de capacidade e preparo, não importa o quanto tente não vou conseguir PORQUE SOU UM FRACASSO.
Eu Fracassei – resultado de uma ação ou atitude equivocada, por desconhecimento ou competência, basta fazer diferente e não repetir o mesmo erro que serie um SUCESSO!!
Agora para finalizar pense na sua vida e descubra se você impõe condições e regras negativas e punitivas ou se você aprende com seus erros e descobre oportunidades com eles e com os das outras pessoas? Tá difícil? Não precisa desespero existem mecanismos e técnicas para limpar essas impressões e reescrever sua vida. Eu faço este trabalho todos os dias a mais de 10 anos, com pessoas, profissões e empresas. Acesse o link abaixo e comece a ser mais e melhor!

Um Abraço e até o Próximo encontro.
Quer Ter melhores resultado? gustavo@navega-acao.com.br
envie um e-mail evamos trabalhar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário