segunda-feira, 8 de junho de 2015

O ser Bio Psico Cultural

BIO-PSICO- CULTURAL?
A grande pergunta que as pessoas de forma geral passam a vida se fazendo é!
“Porque tenho que passar por tantos problemas e dificuldades na minha vida, se apenas quero ser feliz?”
Há sei!! Você pode dizer que não tem esse problema...sua vida é boa...é feliz com o que tem... OK! Só que no seu íntimo sabe da verdade, sabe dos medos, da inveja, do sofrimento ou até do egoísmo(principalmente com você mesmo). Tudo bem fique calmo isso significa que você é um ser humano normal.
Não fique com raiva, apenas quero chamar sua atenção para o que eu quero falar com este texto, pode ter certeza de que por experiência própria eu sei das dificuldades e força para transformar aquilo em que acredita, já compartilhei muitas revoluções feitas por pessoas que entenderam como sua mente funciona e como mudar seu modelo mental para ter mais felicidade. Eu mesmo faço este trabalho interno a mais de 20 anos quando decidi assumir minha missão de vida e lutar pelo que acredito vivendo minha verdade, assumir os riscos, acolher os “fracassos” e principalmente me fortalecer das VITÓRIAS.
Esta pergunta pode ser feita de várias formas diferentes e com o desejo de responder a situações muitas vezes específicas, como relacionamentos amorosos, dificuldades de encontrar e se manter em um trabalho, decidir sobre fazer ou não um curso ou faculdade (até mesmo se manter no que escolhe), empreender ou ficar como empregado, enfim são inúmeras as possibilidades. Porém todas as questões levam a um mesmo ponto... VOCÊ!! Isso mesmo, somente você é o responsável pelo que tem e também o único que pode mudar sua história e conseguir viver da forma como acreditar ser melhor. Se bem que já faz isso, certo? Afinal você escolheu ser e ter esta realidade.
Muito Bem! Deve estar perguntando qual a ligação entre a minha realidade e essa tal BIOPSICOCULTURAL? Simples, tudo o que uma pessoa possui como resultado da sua realidade é consequência deste termo, ou seja, do conjunto de fatores Biossistêmicos ou Biológicos, da Psique(mente) humana e dos valores Culturais de onde somos oriundos ou fazemos parte. Como é? Eu sei pode parecer complicado no início mais é simples quando entendemos, quer ver só? Pense um pouco em alguma situação difícil na sua vida, qualquer coisa? Muito bem... você acaba de pensar na consequência, isso quer dizer no ponto final, por isso não entende a razão para que aconteça. Se quer uma resposta sincera é preciso fazer o caminho inverso e entender as causas, principalmente a sua responsabilidade. Então vamos lá!! Vou dar um exemplo e depois você faz o mesmo com o que pensou.
Roberto vive se sentindo infeliz no seu trabalho, acredita que é mais responsável, não critica, não falta, quer agradar de todas as formas o seu chefe e mesmo assim acha que não recebe o reconhecimento que merece. Sua empresa e seu chefe parecem estar mais preocupados com lucro e dinheiro do que com o bem estar das pessoas. Acredita que os colegas são invejosos e querem puxar seu tapete de qualquer forma, trabalha infeliz, stressado, pensando como gostaria de mudar sua vida e seguir o que sempre sonhou que é ter um negócio. Isto soa familiar? Com certeza, muitas pessoas vivem este martírio todos os dias anos a fio sem a coragem de mudar por acharem que é sempre a mesma coisa.
Agora vou mostrar a verdade! Preparado? Então tá certo, vamos analisar como de fato a coisa funciona. Primeiro Aspecto o “BIO” a pesar de ser o primeiro na verdade é o resultado final, isso porque o nosso Biossistema é a resposta ao conjunto de valores e o nosso modelo metal, portanto a consequência do que escolhemos tendo nossa história de vida como suporte. A grande maioria de nós foi desde a infância educada para sofrer trabalhando, ser explorado pelo capitalista, submisso e por ai vai... Portanto fomos moldados a sermos infelizes na idéia de que aposentados ou mortos teremos paz! Louco né! Resumindo é assim que funciona a coisa.
BIO –PSICO – CULTURAL
SOMOS A RESPOSTA DO QUE – ACREDITAMOS SER MERECEDORES – PELO QUE FOMOS EDUCADOS.
Quer mudar? Muito bem! Comece a entender que só você manda na sua vida, é o seu “livre arbítrio” sendo utilizado o tempo todo, ou seja, você faz escolhas e recebe o retorno, leis universal da causa/efeito. Somos o que acreditamos, agimos como pensamos dever ser de acordo com nossos valores e crenças, portanto quer mudar aja como causa e não como consequência. Voltando ao exemplo, Roberto é submisso, retraído e inseguro, viveu com o exemplo do seu pai que passou a vida criticando e resmungando do trabalho e da vida, infeliz por achar que todo mundo deve trabalhar escravizado para sustentar a família se sacrificando e pensando na aposentadoria. Sua mãe infeliz cuidando dos filhos, abriu mão da vida pela família, economizando para tentar ajudar e culpando o seu destino. Dessa forma o modelo mental do Roberto é sofrer porque a vida é assim.
Pense no seu modelo mental, faça uma lista dos seus valores e como eles regem suas ações, avalie seu comportamento e do quanto ele é um reflexo da sua atitude diante da vida. Quer mudar, vigie seus pensamentos, mude seus sentimentos, para mudar suas ações e ter uma nova ATITUDE. Você não precisa fazer este processo sozinho, pode e deve compartilhar com a pessoa que de alguma forma irá contribuir, não seja seu carrasco mas sim um amigo fiel, paciência nada acontece de uma hora pra outra é preciso persistência e força de vontade.
Se ainda sim achar que precisa, estou à disposição para trabalhar com você a construção de uma nova realidade para conquistar o futuro que merece, como? COACHING um processo de transformação pelo autoconhecimento e consciência, onde você irá assumir o seu Destino com verdade e amor.

Obrigado e se lembre “VOCÊ É O MESTRE DO SEU DESTINO”
Gustavo Sanchez
Coach & Analyst ASSESSMENT
gustavo@navega-acao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário