segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Gestão Empresarial


Gerência Estratégica de Serviços


Toda Empresa ou Profissional dentro de sua atividade tem como fator primordial o relacionamento com o cliente, portanto a compreensão a cerca do que denomino Gerência Estratégica de Serviço se torna a diferença entre o sucesso e fracasso de um negócio e a prestação de serviço. Como ponto inicial é necessário entender que serviço é a ação de um processo de relacionamento entre cliente/empresa, composto pro todas as ações diretamente relacionadas à percepção de valor e competência organizacional de avaliação e organização dos processos de Serviço ao Cliente.

Baseado nos princípios da excelência e de CRM (Customer Relationship Management), tendo como fatores balizadores a Percepção de Valor da Marca pelo cliente/mercado; Comunicação de Imagem da empresa/profissional; Formação de parcerias e alianças; Capacidade de ação e respostas; Capacidade de Flexibilidade; Negociação com Fornecedores e Gestão de ativos. É que uma organização estrutura suas ações, porém todos estes fatores perdem a sua capacidade e importância se não houver um comprometimento real e total da empresa e profissionais na sua aplicação e desenvolvimento constante.

Segundo RAZZOLINI¹ “na sociedade pós-industrial a preocupação se concentra na qualidade de vida, mensurada pela oferta de serviços como saúde, educação, e entretenimento. Afigura central nessa sociedade passa a ser o profissional e recurso mais importante passa a ser a informação”. Isto significa que como a nossa sociedade já dispõe de acesso a todo tipo de informação e tecnologia, o nível de conhecimento das empresas e dos profissionais é imenso e pode tanto agregar valor quanto denegrir a imagem da empresa. Mas quando bem organizado o serviço ao cliente é capaz de gerar alto valor agregado, maior diferenciação da organização e seus produtos/serviços dos concorrentes, suportam as ações de relacionamento e fidelização dos, participam das estratégias de marketing de serviços, entre outros.

Na atualidade as empresa necessitam de uma organização de práticas as quais respondam às novas exigências mercadológicas, de forma a promover um sistema de serviços aos clientes em níveis superiores. Estas práticas estão diretamente relacionadas com os diferentes tipos de serviços ofertados, tais como:
Ø  Serviços de massa ou customizados;
Ø  Serviços B2B, B2C ou C2B;
Ø  Serviços com foco no cliente ou com foco na informação;
Ø  Serviços segmentados ou setorizados.
Seja qual for o tipo de serviços em todos é primordial que existam características elementais como, os processos e procedimentos, filosofia definida, análise de desempenho e sinergia entre cliente/empresa.

Em muitos casos as empresas dispõem de uma boa organização, um sistema definido, fatores balizadores, qualificação profissional, mas ainda sim enfrentam dificuldades. Neste caso o fator que impede o sucesso reside no aspecto humano comportamental, ou seja, as pessoas envolvidas não entendem ou vislumbram um significado real para suas ações ou ainda podem ter um forte fator desmotivacional. Nestes casos uma opção bastante eficiente é o Coaching de Serviços, que faz parte de um grande processo chamado de Business Coaching. A minha atuação como coach para este processo tem por objetivo identificar, delimitar e estruturar um plano de ação cujo objetivo é excluir e modificar os seus resultados.

Portanto um processo de Coaching de serviços é direcionado aos profissionais que lidam com o gerenciamento dos serviços ao cliente, as equipes e qualquer outro profissional que responda pelo sistema. O objetivo é resgatar os valores organizacionais e profissionais para o fortalecimento do negócio, permitir a compreensão do comprometimento individual e coletivo como fonte de diferenciação competitiva. Conheça mais visitando o meu site www.gustavosanchez.com.br

É a partir da criação de uma filosofia de Serviço ao Cliente que as empresas poderão criar maior valor ao produto/serviço e fidelizar o cliente, os profissionais por sua vez precisam assumir a responsabilidade em fazer acontecer o que for  definido em sua estratégia de negócio, sob a pena de verem sua carreira ameaçada.
Gustavo Sanchez
Coach & Professional Trainer
(31)8863-9898 – VIVO
(31)7541-9362 - TIM
¹Edelvino Razzolini Filho, Gerência de Serviços para Gestão comercial. IBPEX, 2010

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