quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Coaching


 Coaching Corporativo

O Coaching se baseia na premissa de que todos são dotados de inteligência, capacidade, conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para atingirem os resultados tanto profissionais/corporativos, quanto pessoais de realização/crescimento. A condução deste processo se inicia com a definição entre Coach/organização da(s) meta(s) a serem obtida(s) ao final de um determinado período de tempo, que em geral é de curto à médio prazo.  Através de um compromisso Coach/Coachee (cliente) de responsabilidade, confiança e compromisso, quanto a atingirem as metas estabelecidas. Nele são tratadas questões de grande relevância e poder de transformação na perspectiva comportamental do indivíduo, entre as mais importantes temos:
Ø  Liderança;
Ø  Comunicação;
Ø  Efetividade;
Ø  Comprometimento;
Ø  Organização;
Ø  Planejamento.
Recomendado para situações tais como de mudanças mercadológicas, expatriação, Job rotaion, entre outros aspectos, onde o grande ganho está na alteração real e permanente do comportamento do indivíduo.

O maior benefício do Coaching Corporativo reside no fato de alavancar os resultados e a performance profissional dos seus participantes, aumento de indicadores de desempenho, organização e implementação de planos estratégicos e operacionais, para os líderes permite uma maior afirmação de valores, comunicação ativa, influência e organização de propósitos. Aos diretores estabelece melhor visibilidade estratégica, comunicação, relacionamento interpessoal, propósito, missão e visão do negócio e influência. De maneira geral todos na organização são beneficiados de forma direta ou indireta uma vez que a mudança comportamental permite novos vínculos e relações.
São inúmeros os benefícios de um processo de Coaching Corporativo com a vantagem de que existe uma garantia real do investimento através:
Ø  Utilização de Feedback´s instantâneos;
Ø  Metas pré estabelecidas;
Ø  Organização de um plano de ação;
Ø  Mudanças imediatas;
Ø  Mensuração de resultados.
 As maiores empresas do mundo já se valem desse sistema e muitas delas contam com um Coach permanente em seus quadros, isto faz toda a diferença em situações de crises, mudanças mercadológicas e manutenção do espírito empreendedor de todos.

A afirmação de que o mundo está em um processo contínuo de mudanças e caos determina  a necessidade de uma maior capacidade de percepção, adaptação e utilização eficiente dos recursos existentes. Entendendo como recursos todo e qualquer fator tangível e intangível capaz de gerar resultados planejados ou simplesmente desejados. Grantham¹ nos traz a visão de que "o lugar onde as pessoas trabalham, como elas se comunicam, a forma como as transações e interações negociais são conduzidas e geridas, tudo esta mudando num ritmo cada vez mais acelerado".

Dentro desta ótica temos a confirmação de que o século XXI é de fato a era da informação e do conhecimento, catalisados pela comunicação de forma mundial. Isto significa que o grande desafio é fazer valer esta condição como diferencial nos relacionamentos e na diferenciação entre empresas, profissionais, entidades de formação, entidades de classes e principalmente entre pessoas. Somente àqueles que possuírem a capacidade de se comunicar com eficiência e utilizar as informações de forma a constituírem um conhecimento tácito é que iram lograr resultados positivos e vitória em suas ações.

Um dos grandes problemas da sociedade reside não no avanço científico, mas em como mensurar o real valor e utilidade da tecnologia, em especial a destinada à comunicação. Somos levados a perceber que questões ambientais e de relacionamentos ficaram subjugadas às questões como resultado, efetividade, resolutividade, proatividade e lucros imediatos. Porém em determinado momento se percebe que sem um ambiente saudável e sustentável estes resultados se tornam limitados ou mesmo inatingíveis.

Segundo Nonakta² "vivemos, lideramos e trabalhamos numa Era de Forças em colisão", pressupondo que os valores corporativos se chocam com valores pessoais e sociais causando sérios problemas de relacionamentos e de saúde, como stress, síndromes, absenteísmos, entre tantos outros. Esta realidade nos mostra a urgência em estabelecer novos parâmetros de relacionamentos, quer sejam internos à organização como profissionais, fornecedores, acionistas, sócios. Ou ainda com os relacionamentos com clientes, parceiros, estado e sociedade, o desafio está em constituir um processo cooperativo e colaborativo instituir razões reais para que o sistema de comando/controle se torne ação/liberdade.
Quando pensamos em questões apresentados por Ware & Grantham³ de nos diz que “a maioria das empresas não está gerindo estes trabalhadores de forma eficaz”. Portanto se torna imperativo que as organizações e seus líderes avaliem o custo efetivo em não ter profissionais plenamente aptos ao exercício profissional.  Na atualidade não existe ação mais eficiente e racional para resolver este problema do que o Coaching, esta afirmação eu faço com base em vários estudos e pela experiência profissional como Coach e Trainer, ambas as atuações se complementam como mecanismos de elevação das competência profissionais e sociais que juntas respondem pela diferenciação entre líderes e executivos, equipes e organizações.

Gustavo Sanchez
Coach & Professional Trainer
(31)8863-9898 – VIVO
(31) 7541-9362 - TIM
¹Ikujiro Nonaka, citado em: SCHARMER, C.O. Illuminating teh blind spot of leadership.
² WARE, J e GRANTHAM,C. The future of work, Journal of Facilities Management.2003

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