segunda-feira, 13 de maio de 2013

Conquistando a Sorte Pessoal


3ª Regra da BOA SORTE
“Se você não tem a Boa Sorte agora, talvez seja 
porque está sob as circunstâncias de Sempre”
inspirado no livro A Boa Sorte – Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes.

Em vários momentos da vida nos perguntamos porque não conseguimos ter sucesso e mudar o curso da vida ou ter realização nos projetos e objetivos, por mais que seja empreendido esforços ainda sim os resultados são mínimos ou nenhum, ficando o desânimo, frustração e sentido de fracasso.

Se for fazer uma avaliação de como são conduzidas as ações provavelmente será percebida uma rotina e uma manutenção de certos conceitos, limites em geral mantemos a mesma visão, com uma mesma verdade. Isto não significa que você esteja agindo de forma errada, significa que suas variáveis é que precisam ser modificadas, o que ocorre é que para modificar uma situação ou mesmo a realidade primeiro é preciso avaliar o que realmente se quer como resultado, para então definir quais as ações e como mensurar as diferentes etapas a serem alcançadas.

exemplo seria o desejo de passar em um concurso público, para que o sucesso ocorra, primeiro você deve ser capaz de enxergar suas potencialidades e competências, estimar os recursos (emocionais, tempo, dedicação, financeiro, conhecimentos), alinhar com uma área na qual possa obter sinergia, depois avaliar o que necessita evoluir para ter melhores condições competitivas, traçar um plano de ação com tempo e custos(emocionais, sociais,financeiros), empreender com fé e confiança e si mesmo. Caso não possa fazer isso e o que deseja é apenas uma mudança de condição profissional e financeira com certeza você irá gastar demais seu tempo, dinheiro, irá acabar com sua fé e provavelmente se passar irá ter uma grande decepção pois não importa onde ou o que faça, as relações são as mesmas.

Estas condições são as mesmas para qualquer projeto ou objetivo, não importa de você é um líder, empresário, gestor, profissional, pai. Os resultados dependem da capacidade de fazer diferente para ter resultados diferentes, sejam com pequenas mudanças para que o final seja grande. O principal é a condição de enxergar um futuro alinhado com as ações no presente, confiança, perseverança e lógica.

Algumas pessoas e organizações conseguem fazer as alterações necessárias, porém em grande parte é necessário o auxílio de um profissional competente, no caso um Coach, que tem a competência para demonstrar o que está contraditório com os seus objetivos, através de um processo de Coaching são avaliados os objetivos em concordância com as crenças, metas, competências, condições, recursos, tempo e principalmente como benefício real. As pessoas, profissionais ou empresas mudam quando de fato enxergam um sentido ao que fazem se há um benefício maior do que o risco a ser percorrido.

De maneira geral é mais fácil negar uma condição do que assumir nossas limitações, medos ou desconfiança, nos mantermos em uma zona de conforto por ser um ambiente conhecido, mesmo que insatisfatório, negar para ter segurança. Porém quando temos uma determinada situação podemos mudar se pensarmos em como poderia ser diferente em condições diferentes, o que posso fazer de novo para mudar esta realidade? O que tenho que pode ser um diferencial?

Portanto se quer obter sucesso, primeiro pense se vale a pena lutar esta batalha, se tem os recursos, conhecimento, atitude e certeza do resultado esperado. Mantenha uma fé pessoal de que se é capaz, desconfie de quem mostra as dificuldades e obstáculos, provavelmente é um medo ou inveja, busque aliados e parceiros pois sozinhos domos mais fracos e acima de tudo reconheça seu valor e comemore suas conquistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário