Quando pensamos em algo que gostaríamos de ter e que por alguma razão não sabemos exatamente como conseguir estamos diante de um problema estratégico. Por diversas razões o nosso inconsciente teima em mostrar as mais diferentes razões do porque não podemos realizar nosso sonho, em geral as razões são: você não é capaz, você não sabe como fazer, isso é só um sonho, é muito difícil isso acontecer, etc.
Segundo Albert Einstein “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltara ao seu tamanho original” isso quer dizer que no momento em que imaginamos algo que desejamos ou queremos alcançar não há outro caminho a não ser buscar realizar nosso sonho. Somos capazes de fazer o que acreditamos, seja bom ou ruim, podemos acreditar que não temos capacidade ou podemos acreditar que somos capazes de tudo. Com este pensamento definido o próximo passo é traçar o caminho para o sucesso.
O plano estratégico nada mais é do que a organização dos pensamentos e dos recursos para alcançar uma meta em um determinado prazo de tempo, conhecendo as dificuldades e principalmente as potencialidades. Saber quem somos, o que queremos, porque queremos, quanto queremos, como conseguir, quanto custa e em quanto tempo conseguir. Estas perguntas valem para pessoas e para empresas que desejam ser diferentes ou fazer a diferença na sua vida e na vida das pessoas, isso porque quando mudamos nossas vidas de alguma forma também alteramos a vida de várias pessoas. Pense nisso!!!
Para se conquistar a vitória tão desejada e planejada basta ter a consciência do que realmente você deseja, pense em alguns exemplos:
“Desejava ser mito rico assim terei tudo que quero e todo mundo irá me respeitar” Será que somente o dinheiro pode trazer o respeito? Você é mais importante por ser rico? Afinal o que você realmente deseja, ser respeitado e querido ou bajulado por ter dinheiro?
“Gostaria muito de ter um emprego em que eu pudesse fazer o que sei e ser reconhecido” O que você sabe fazer? Qual é o emprego que realmente quer? Qual reconhecimento você deseja e porque?
Esses dois exemplos mostram porque um plano estratégico bem organizado faz a diferença, o primeiro ponto é ter a consciência do que se quer, se deve estar no momento presente ou em um futuro próximo, nunca no passado. Portanto jamais comece um pensamento com palavras no passado como: gostaria, queria, poderia. Isso significa que você não quer realmente o que diz e portanto não esta disposto a fazer qualquer coisa para conseguir. Em outro aspecto é preciso entender a real razão para o que se deseja, no primeiro exemplo o desejo é ser respeitado e não ter dinheiro, o desejo é que as pessoas reconheçam o seu valor e sintam prazer em estar próximas. Neste caso seu plano estratégico é promover uma mudança de valores e crenças e obter mais felicidade. No segundo exemplo o resultado se dá por meio do entendimento de suas competências, fraquezas, ser capaz de criar ou aproveitar oportunidades e por fim ter confiança de que é capaz. O reconhecimento se acontece primeiro por você, somente serão reconhecidos aqueles que reconhecem o próprio valor.
Plano estratégico eficiente alinha metas e objetivos com trablho, confiança e perseverança, acredite em você, tenha amor próprio, respeite os seus semelhantes, viva com confiança.
Eu acredito em você, a pergunta é: Você acredita Também?
Nenhum comentário:
Postar um comentário