quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Crescimento Profissional

Posicionamento Profissional – Construindo Sucesso

A muito é discutida a necessidade da inovação como cultura organizacional, onde o sucesso depende da capacidade de criar novos conceitos, modelos mercadológicos, novos processos e principalmente diferenciação no relacionamento com os clientes. O objetivo ainda continua sendo tornar a organização mais competitiva e fortalecer o posicionamento de sua marca no inconsciente dos clientes.
Mas o que é inovação profissional?  É uma forma  atual e eficiente de demonstrar não somente na organização mas em todo mercado de trabalho as competências que são fatores pessoais de diferenciação e valorização. Será que você tem como foco a criação de uma diferenciação entre os diversos profissionais que disputam os melhores cargos e valorização profissional?
Porém ao longo do tempo surge a necessidade de se pensar no posicionamento profissional como forma de alavancar a carreira e o sucesso dentro do mercado de trabalho. Hoje os profissionais sejam iniciantes ou não devem ter como foco para seu sucesso o desenvolvimento de uma identificação da sua marca através do fortalecimento das competências e relacionamento. Não basta ser um profissional bem qualificado é preciso tornar público e acessível esta informação, de forma que trabalhe a seu favor como fator de elevação da sua network.  
No livro A Estratégia do Olho de Tigre, Grinberg descreve esta ação como sendo “... o modo como você se define para o mundo, baseado nas suas fortalezas, exatamente como você definiu no seu autoconhecimento.” Essa visão nos permite pensar inicialmente no quanto somos capazes de conhecer nossas fortalezas, também definidas como competências ou habilidades, além do fato de ter claro como comunicar estes fatores de fundamental importância.
O fato de tornar conhecida a sua marca para muitos pode parecer prepotência, arrogância ou simples marketing pessoal, mas se ninguém conhece você como poderia ter o interesse em contratá-lo? Se você é desconhecido dos formadores de opiniões e referências no mercado em que atua como poderiam indicá-lo a uma colocação ou promoção? Na sua organização se você simplesmente se ocupa em apenas executar o seu trabalho sem que tenha o cuidado de que sejam informados de suas realizações será que será lembrado?
Estas são apenas algumas perguntas que podem dizer o quanto você é conhecido e pode ter perspectivas de crescimento profissional, baseado em suas competência e capacidade de gerar resultados e soluções. O importante de início é como você se define profissionalmente para então criar uma marca pessoal, ou seja, quem de fato é você? Se você fosse descrever este profissional como seria? Pense um pouco nisso por instantes.
Muito bem, agora tente criar um conceito baseado nestas características de forma a definir para o mercado o profissional em questão. Se ainda teve alguma dificuldade vamos pensar no exemplo a seguir.
“Fábio é uma pessoa totalmente comprometida com o que faz, tendo como foco o resultado que deve ser conquistado, tem grande capacidade de liderança e relacionamento mesmo tendo um comportamento agressivo e de cobrança.” Com base nestas informações podemos definir Fábio como líder e realizador, agregador sem perder o foco na meta a ser atingida. Isto é fundamental para organizações altamente competitivas e que estão em processo de crescimento, além do fato de que em equipes imaturas se torna um exemplo e referência.
Talvez o maior desafio dos profissionais na atualidade é saber e fazer a venda de sua marca, lembrando que “vender” significa comunicar, tornar conhecida para o mercado as suas competências ou como as pessoas irão descrever e ter como referência este profissional. Não é incomum encontrar esta dificuldade entre os profissionais na atualidade, assim como muitas vezes se perguntam como é que uma pessoa pode ser tão conhecida.
Esta dificuldade é mais presente na faze inicial da carreira, quando ainda não se tem noção exata das competências ou qual direcionamento dar a profissão, este estágio que pode ser definido como startup. Mas não obstante temos vários profissionais extremamente capacitados, com vasta experiência profissional que se vêm em dificuldade quando precisam ser recolocados, ou não desenvolvem suas carreiras conforme seria natural. Em boa parte porque não sabem fazer a venda de seu produto, ou porque não pensaram em como criar um conceito pessoal.
Mas isto não significa que você esta fadado ao fracasso ou estagnação, até porque hoje existe uma gama de possibilidades e profissionais que auxiliam nesta construção. A minha escolha foi através do Coaching, não apenas para realizar o meu processo de autoconhecimento, mas principalmente definir uma marca pessoal. Este processo pessoal permitiu criar uma metodologia de acompanhar outros profissionais a descobrirem suas competências e a torná-las alavancas de crescimento, isto através de programas como Startup, Carpe Dien e Executive and Bussines Coaching.
Ser diferenciado não somente é possível como também está em cada um as condições e conhecimento para construir uma marca de sucesso, permitindo mais realização e sucesso. Ou seja, fica a pergunta: Quem é você e onde acredita que deva estar seu sucesso? Se não consegue responder talvez seja o momento de entrar em contato.
Abraços a todos,
Gustavo A. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário